Editora: L&PM Pocket
Nota: 10/10
Citação:
Vi empalidecerem as cores das paredes, descobri novas teias de aranha em todos os cantos. Não sei por que, quando relanceei a vista através da janela, pareceu-me que o prédio fronteiro também envelhecera e que se tinha posto mais escuro e arruinado, que o estuque das pilastras estava todo gretado, que as cornijas se fendiam e enegreciam, e que as janelas estavam cheias de manchas e de sujidade.
Considerações sobre a obra
Essa obra é extraordinária.
Não sei o que eu esperava, mas não era isso.
Conheço várias pessoas que haviam lido Dostoiévski, sabia que ele era um grande escritor com grandes contos, mas não esperava que eu fosse tão afligido pela sua escrita.
Noites Brancas foi o primeiro livro que eu li dele e admito que, por mais que estivesse achando interessante no decorrer da leitura, o que realmente me marcou foi o final do livro. O livro todo foi fenomenal, mas as últimas páginas foram simplesmente além disso. Foram, claramente, demonstrativas do grande escritor que Dostoiévski é.
A descrição de como o mundo do sonhador mudou, e como seu psicológico foi abalado, foi feita com uma gigantesca maestria e, enquanto eu lia, consegui me identificar com aquilo e sentir em mim o que foi sentido no personagem — sendo essa transição empática de qualidade grandiosa.
Após essa leitura, eu consigo compreender, sem qualquer dúvida, por que certas pessoas afirmam que Dostoiévski foi um dos primeiros psicólogos da história. Essa descrição e compreensão psicológica são absurdamente incríveis.
Algo que me chocou, principalmente, foi o fato de eu não perceber que o nome do personagem não havia sido revelado em momento algum.
Eu li o livro tendo o pseudônimo de "sonhador" como o nome do personagem, e apenas após a leitura reparei nesse detalhe. Isso foi algo extremamente relevante, pois, após uma leve análise, percebi que isso trouxe uma sensação de ingenuidade e inocência para o personagem, fazendo sua quebra ser muito mais sentida — pelo menos para mim.
Se você se interessa pelo humano, no sentido psicológico, você vai se interessar por esta leitura e, caso tenha tido depressão ou uma forte desilusão amorosa em algum momento da sua vida, acredito que o livro irá, principalmente no final, causar um grande impacto.